Feng Shui

O que é Feng Shui

Feng Shui é uma antiga arte chinesa que busca a harmonia e o sucesso dentro de um determinado ambiente, através dos cinco elementos da Astrologia chinesa e o equilíbrio do Yin e Yang. Essa harmonia é alcançada através da energia Ch'i, que é a força universal da vida. Quanto mais energia Ch'i existir em um ambiente, mais equilibrado e harmonioso ele vai ficar.

Feng Shui é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água.

A filosofia virou moda por aqui e está sendo aplicada em escriórios, casas, objetos de decoração e, pasmem, até coleções de roupas. O Estrela Guia preparou um manualzinho simples e rípido pra você começar a entender o que é Feng Shui e começar a pôr em prática na sua vida.

Constatando que certos tipos de vibrações presentes no ambiente e em seu entorno poderiam agir de modo benêfico para o corpo e a mente, enquanto que outros tipos tenderiam a ser prejudiciais, compreenderam a importância de estudar como situar as edificações, móveis e objetos da maneira mais adequada para favorecer seus usuários, segundo esta interpretação da natureza.

Os cinco elementos do Feng Shui

O Feng Shui utiliza os cinco elementos da Astrologia chinesa para alcançar seus propósitos de equilibrar os ambientes: a madeira, a água, o fogo, a terra e o metal. Eles representam as formas fundamentais do universo e são os cinco modos da energia Ch'i se manifestar.

Madeira
Móveis, acessórios, pisos, teto, etc, feitos de madeira plantas e flores, até mesmo aquelas feitas de plástico pinturas que retratam flores e plantas formas circulares e alongadas, como uma coluna cores azuis e verdes.

Fogo
Velas, candelabros lámpadas elétricas luz pinturas que tenham o fogo representado formas triangulares cores vermelhas.

Terra
Tijolos e telhas cerâmica, objetos feitos de terra, cerâmica e argila formas quadradas e retangulares cores marrons e amarelas.

Metal
Objetos de aço, cobre, ferro, latão, prata, alumínio, etc. Cristais e pedras preciosas formas ovais e circulares cores branca e pastéis.

Agua
Rios, piscinas, córregos, cachoeiras cristais, vidros e espelhos fontes formas assimétricas cores escuras.

As cores sensíveis

O preto e o vermelho são as cores mais sensíveis do feng shui. Tradicionalmente, não se deve usar o preto em portões, portas e paredes que estejam de frente para o norte ou o sul. Não se deve usar o vermelho nos portões, portas e paredes que estejam de frente para o leste ou o oeste. Acredita-se que os moradores de lares que não respeitam essa regra terão má sorte. Deve-se utilizar o preto e o vermelho com grande cuidado.

Vermelho
Palavras-chave: excitante, energético.

O vermelho é a mais forte das cores. Na natureza, o vermelho não é encontrado com muita freqüência; quando o vemos, ele nos transmite uma mensagem muito forte. Na China, o vermelho sempre foi considerado a cor da felicidade e da prosperidade. É uma cor de muito bom argúrio. No Oriente, as noivas ainda usam o vermelho, para atrair sorte do céu. Ovos tingidos de vermelho são distribuídos quando o bebê faz um ano de idade.

O vermelho é inspirador, excitante e dinâmico. Pode nos dar uma enorme confiança. O vermelho também pode ser a cor a ira. Ele é apaixonado e ardente, e pode criar confusão quando não é usado com sabedoria. O vermelho está relacionado com o elemento fogo.

Deve-se usar o vermelho também nos aposentos que envolvam atividade e excitação. Uma sala de jogos ou uma sala de exercícios são bons exemplos disso. O vermelho aumenta a atividade física e a paixão carnal. Entretanto, pode causar insônia, quando usado no quarto de dormir.

Laranja
Palavras-chave: aspiração, sociabilidade.

Laranja é uma cor social e sociável, com muito impulso e energia. Um pouco mais reservado que o vermelho, é uma cor bem humorada, agradável - mais exatamente, apaixonada. O laranja está relacionado com o elemento terra.

O laranja cria um pouco da excitação do vermelho, mas é como que apaziguado pelo amarelo. Isso faz com que ele seja uma cor bastante útil em aposentos onde as pessoas se reúnem bastante e batem papo. É interessante notar que o laranja também é mentalmente estimulante, e é uma boa escolha para áreas de estudo.

Amarelo
Palavras-chave: positividade, otimismo.

O amarelo é a cor do sol, que lança sobre nós sua energia, que confere vida. O amarelo é jovial, estimulante e alegre. Como proporciona estímulo mental a ele, muitas vezes é associado à obtenção de sabedoria. O amarelo pode avivar o aposento mais sombrio. Na antiga China, considerava-se o amarelo a cor do riso. O amarelo está relacionado com o elemento terra.

Sempre se considerou o amarelo como uma cor mentalmente estimulante, fazendo com que ele seja útil em áreas de estudos, ou em atividades criativas. Não exagere, porem, já que, em demasia, essa cor pode provocar dores de cabeça. O amarelo anima a atmosfera de u aposento e faz com que as pessoas se sintam felizes e divertidas, sendo, desse modo, uma boa escolha para aposentos destinados a entretenimento.

Verde
Palavras-chave: paz, tranqüilidade.

O verde está bem no meio do espectro das cores, e é a corda natureza. Proporciona sentimentos de paz, harmonia e tranqüilidade. Acalma e revigora a alma. Na China, considera-se o verde a cor da paz e da longevidade. O verde também está relacionado com a primavera, com ovas primícias e com o crescimento que advém de tudo isso, além de estar ligado ao elemento madeira.

O verde é repousante e tranqüilizador, fazendo com que ele seja uma cor apropriada para qualquer aposento usado para repouso e para dormir. O verde acalma a mente e elimina a tensão e a ansiedade.

Azul
Palavras-chave: otimismo, segurança.
Na antiga China, o azul simbolizava as bênçãos divinas. E a cor do céu. Hoje em dia, ele está relacionado com a consideração,a Constancia e a verdade. É calmante, introspectivo e responsável. O azul esta relacionado com o elemento água.

O azul é tranqüilo e voltado para o intimo. Pode ser uma escolha muito boa, caso você tenha um aposento para meditar. Os azuis mais fortes, tais como o índigo, favorecem a espiritualidade e a intuição.

Diversas tonalidades de azul podem ser a escolha certa para o banheiro e o lavabo. Isso ocorre porque o azul está relacionado com o elemento água.

Violeta
Palavras-chave: Espiritualidade, ideais elevados.

O violeta usa a energia do vermelho, combinada com o otimismo do azul, para criar uma cor repousante que evoca uma sensação de encantamento. Não é de surpreender que as vestes episcopais sejam dessa cor, pois o violeta está fortemente associado com o lado espiritual da vida. Essa cor estimula a criatividade, o idealismo e o misticismo.

A cor violeta pode ser inspiradora e encher a mente de sonhos de como as coisas poderiam ser. Não é uma escolha muito boa para as salas de entretenimento, mas pode ser muito útil em aposentos onde se requer concentração.

Dourado
Palavras-chave: dignidade, dinheiro.

Na China imperial, só o imperador e seus parentes mais próximos tinham permissão para usar mantos dourados. Por isso, ainda hoje se acredita que o dourado atrai honra e sucesso. O dourado é positivo e otimista, como o amarelo, mas expressa mais dignidade. No Oriente, ele muitas vezes é combinado com o vermelho, ara representar sorte e prosperidade. O dourado está relacionado com o elemento metal.

Branco
Palavras-chave: pureza, brilho.

O branco do vestido de noiva representa pureza e inocência. Nas artes marciais, aqueles que usam faixa branca são "inocentes", porque estão apenas começando. Ele incentiva o amor pelos detalhes e representa uma mente desprovida de inquietações. É interessante notar que, no Oriente, o branco é usado nos funerais. Entretanto, ele também esta relacionado com a luz, que atrai o chi, algo muito desejável no feng shui. Ainda assim, no Oriente, a cor branca geralmente é acompanhada por alguma outra cor "viva". O branco está relacionado com o elemento metal.

Preto
Palavras-chave: Intensidade, formalidade, sofisticação.

O preto é a cor da noite. É difícil descansar num aposento que seja completamente preto e branco. O preto é, muitas vezes, considerado sombrio, mas, na verdade, pode nos ajudar a resolver os problemas de forma dinâmica e determinada. O preto está relacionado com o elemento água. No Ocidente, o preto é, muitas vezes, considerado uma cor negativa, até malévola. No feng shui, entretanto, o preto está relacionado com o dinheiro, e, conseqüentemente, pode ser uma cor bastante positiva.

Você precisa ser uma pessoa cheia de autoconfiança para incluir o preto no esquema de cores de sua casa. Preto e branco é uma combinação marcante, que geralmente funciona melhor em um ambiente de trabalho do que em casa. Se você, porém, está querendo afirmar algo, o preto pode funcionar muito bem na sala de estar, nos corredores e nos banheiros. Use-o de forma comedida para que ele cause mais impacto.

Dicas:

- Para ser mais organizado: arrume as gavetas e armários, eliminando tudo o que não tiver utilidade. Faxina sempre.
- Para atrair a prosperidade e abundância: feche os olhos e imagine como seria uma casa próspera; que objetos, cores e cheiros teria esta casa? Baseado nessas imagens, crie esta sensação de fartura em seu ambiente.
- Para atrair mais amor: coloque objetos aos pares, tenha vasos com flores naturais, use a cor rosa (em paredes, almofadas, mantas, quadros ou objetos) crie um clima romântico e aconchegante na sua casa.
- Mantenha os banheiros limpos e arrumados, com ralos e tampa de vaso fechada. Sempre que puder decore-os com flores, objetos ou pedras.
- Evite o excesso de objetos, móveis, cacarecos... Deixe espaços para a energia fluir.
- Os objetos quebrados devem ser consertados ou descartados.
- As plantas e flores naturais dão vida e alegria ao seu ambiente.
- Plantas artificiais podem ser usadas desde que sempre limpas. Evite as desidratadas.
- Mude aos poucos de acordo com as necessidades e as possibilidades.
- Procure conhecer o seu eu interior, pensar sempre em coisas boas, ter um bom astral e uma boa auto-estima. Evite os pensamentos negativos, as críticas destrutivas e as fofocas. As boas energias vibram através dos bons pensamentos.
- Livre-se dos ressentimentos e das mágoas. Procure perdoar.
- Lembre-se de que tudo vibra Energia. É você quem atrai tudo o que lhe acontece. O Feng Shui nada poderá fazer se não houver a real intenção de mudar para melhor, não só o aspecto exterior/ambiente como o interior/pessoa.
- Siga sempre a sua intuição.